Senta que lá vem resenha: Livro Cristal

sábado, janeiro 21, 2017

Livro: Cristal
Autora: Lully Oliveira
Páginas: 96
Série: Sim
Editora: Editorial Hope
Tema: fantasia, infantojuvenil, ficção.

Sinopse: E se tudo que você pensou sobre si a sua vida inteira fosse uma mentira? Os seus planos, que gastaram noite em claro sendo planejados, os seus sonhos com um futuro melhor, tudo sendo esmagado por um pequeno detalhe, do qual você não fazia a menor ideia durante 15 anos de sua vida. Iludida ela foi... Desculpe-me querida, mas você é uma das principais deusas do Olimpo antigo.

Essa é a história da protagonista dessa aventura estonteante, paranoica, com um toque de acidez e um irresistível aroma de flor coberta pela neve. Viaje por Detroit com nossa bipolar Cristal Grace, que precisa saber seu verdadeiro lugar. 








Cristal é uma menina de quinze anos que foi encontrada abandonada em uma praça quando era apenas um bebê por Sam, uma das funcionárias do orfanato Gresco e vive no orfanato desde então, mesmo contra a vontade da diretora do local. Ela é uma ruivinha que de tempos em tempos apresenta crises de surtos e tem uma deformação genética rara, que faz com que seus olhos sejam de cores diferentes, um verde e um azul. 

A garota tem um melhor amigo chamado Josh, um oriental que está sempre a postos pra ajudá-la no que for necessário e morre de amores por Logan, um garoto lindo do orfanato, com olhos cor de mel e, não consegue acreditar quando ele começa a reparar nela, logo ela, que se considera uma garota esquisita e nada normal, acaba despertando o interesse em Logan. O que ela não sabia é que, em seu último dia no orfanato, Logan a levaria direto para uma estação de metrô abandonada em Detroit, ao encontro de Hades, o deus do submundo, pois acredita-se fielmente que ela é a reencarnação de Perséfone, uma deusa da mitologia grega, e aí começam as aventuras de nossa ruivinha nada normal, onde cada dia que passa é cheio de reviravoltas e fatos inesperados.



"Mas apesar de tudo que eu passei, creio que existem pessoas perversas, e simplesmente pessoas pras. Resumindo, anjos que na hora que você mais precisa, descem do céu, ou qualquer outra dimensão celestial, existente e aparecem na sua vida."  


O livro foi originado de um trabalho de literatura e aí descobriram uma autora com muito talento, porém que ficou escondido desses anos todos. Lully escreveu essa estória quando tinha treze anos e o que mais me deixou fascinada foi a maturidade da escrita. Fico muito feliz em ver adolescentes se entregando a literatura ao invés de festas, bebidas e drogas, mas vamos voltar ao assunto do livro.

Cristal é uma órfã que sonha em encontrar uma família e quando finalmente a encontra, tudo é tirado dela com a nova realidade de ser a personificação de Perséfone. É uma garota de fibra e que corre atrás das coisas que ela deseja. Está sempre em contato com Samantha, que foi a mulher que a resgatou quando bebê daquela praça e, é a única que tem como mãe de verdade. Ela guarda uma mágoa muito grande dos pais biológicos e isso não diminui muito mesmo descobrindo o motivo por terem tomado tal atitude.

Josh é um garoto muito cuidadoso, zeloso. Eu fiquei apaixonada por ele logo de cara. Ele desiste de ter uma família porque não queria ficar longe da ruivinha e ela não consegue entender porque ele fez isso. É um amigo pra todas as horas, mesmo diante de coisas que lhe fogem o conhecimento, ele não sai de perto de Cristal e está sempre disposto a ajudá-la.

Logan é o típico garoto popular do orfanato. Ele chama atenção por onde passa e Cristal sonha em dar o primeiro beijo com ele, afinal é apaixonada pelo cara desde os doze anos. 

Também aparecem os filhos de outros deuses ao longo da estória e há uma pequena aparição do próprio Hades, o que me deixou bem apreensiva por Cristal.









Um dos fatos que gostei muito foi que os capítulos ao invés de serem numerados, são representados pelas letras do alfabeto grego. No início dos primeiros capítulos, há uma foto como marca d'água e que explica de modo ilustrativo, algumas partes da narração, como os olhos de Cristal, o jardim que ela tanto gosta de cuidar, entre outras coisas. Os capítulos são pequenos e sempre te deixam com gostinho de quero mais. 

A trama é muito bem elaborada, os cenários parecem reais e é uma leitura tão gostosa que você nem sente o tempo passar. Eu li em uma tarde e já fiquei ansiosa pela continuação. Os personagens são bem caracterizados, suas personalidades, forças e fraquezas bem delineadas.

Embora a pouca idade da autora, posso afirmar que a sua escrita não está relacionada com tal fato. É uma estória que prende e flui facilmente e também é impossível não se simpatizar com Cristal. Um fato que gostei bastante é que esse livro surgiu de um trabalho de literatura e acredito que deveriam haver mais professores assim, que incentivem o aluno a gostar de escrever e de ler também.

Pra finalizar, acredito que Cristal é um livro pra se ler a qualquer momento do dia e que vai levar o leitor a embarcar em uma aventura histórica, onde o bem se confunde com o mal e torcer para que no próximo livro, nossa protagonista encontre seu destino.




  

You Might Also Like

42 comentários

  1. Não vejo a hora de fazer essa leitura. Estou esperando o meu chegar. Adorei tua resenha!

    ResponderExcluir
  2. Oi! Nunca ouvi falar de Cristal mas fiquei tão orgulhosa de saber que tem tantos adolescentes talentosos. Faz tempo demais que não leio nada de mitologia, e já anotei o nome do livro para dar uma conferida depois.
    Amei! https://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oie.
    Gostei da sua resenha! ♥
    Vi esse livro em alguns IGs e só leio elogios, deve ser muito bom mesmo.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua resenha💙,vejo muitos comentários bons sobre cristal, e é otimo por ser escrito por uma adolescente incentivando os jovens a escrever suas estórias.

    ResponderExcluir
  5. A autora é uma fofa e o livro parece ótimo. Adorei a resenha, um beijo!

    Blog com V.

    ResponderExcluir
  6. A cada resenha que leio sinto que necessito desse livro!!! OMG! Resenha maravilhosa!! Acho muito bom o meio no qual o livro nasceu! Quando for professor irei montar projetos assim!! Beijinhos do Wes *_*

    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Amei sua resenha. Amo livro de mitologia, e esse parece ser um dos bons

    ResponderExcluir
  8. Oi Cami, tudo bem?

    Cada post que vejo em relação a esse livro fico ainda mais curiosa. Sua resenha como sempre está maravilhosa e mais uma vez aumentou minha expectativa, me deixando com vontade de lê-lo agora mesmo.

    Beijos,

    Gnoma Leitora

    ResponderExcluir
  9. Oi Cami.
    Sempre vejo esse livro nos blogs e no instagram. Parece ser um livro incrível. Fico pensando em como deve ser o desenrolar da história.
    Beijos.
    http://www.fanficcao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Estou de olho nesse livro rsrsrsrs adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha, quero muito ler o livro, mas vou deixar para depois, ando com muita coisa para ler.
    Sua resenha ficou muito boa!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  12. oie como vai?
    bacana ela escrever tudo quando novinha e o livro ainda ter maturidade na escrita, mas não é bem uma leitura que eu faria, não me chamou atenção =/

    ResponderExcluir
  13. Eu fechei parceria com a autora mês retrasado, to aguardando meu exemplar que ainda não chegou. Correio ta de brincadeira com a minha cara. -_-
    Ler sua resenha só me deixou ainda mais ansiosa para conferir a história, espero amar e sei que será uma leitura rápida.

    Beijos e até logo! :*

    ResponderExcluir
  14. A autora é super fofa e o livro também né? Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Gente, que livro do babado! Eu juro que quando vi a capa, pensei que fosse um romance. Nunca imaginaria que falaria sobre mitologia grega! Eu amei. Se antes eu estava interessada por conta da capa, imagina agora que li essa resenha!
    Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Eu amo histórias que tenham como pano de fundo a mitologia grega.
    Não conhecia esse livro e fiquei muito interessada e curiosa. Primeiro pela idade da autora na época da escrita. Pela sua resenha a escrita dela é madura, o que me deixou mais curiosa.
    Já vou adicionar esse livro na minha lista de leitura!
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Essa capa é uma lindeza, só por ela quero anotar a dica da leitura.
    Essa coisa de órfã me instiga ainda mais a leitura.
    Dica Anotada!
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Adorei sua dica, ainda não conhecia esse livro!
    A premissa é muito boa! Vou colocar na listinha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi, não conhecia o livro, mas gostei de saber desta pegada na mitologia, gosto de enredos com esta temática. Josh parece ser aquele amigo para todas as horas, tão importantes em nossas vidas. Em relação a Logan, confesso que fiquei com um pé atrás com ele.
    É ótimo mesmo quando nos deparamos com um talento tão novo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas gostei muito de conhecer suas impressões e fiquei bem intrigada para saber como as coisas acontecem e quais caminhos foram trilhados pela obra. E achei interessante Cristal ter sido abandonada, pois não me lembro de ter lido nenhuma obra com essa temática.
    Dica anotada, sem dúvidas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá.
    Eu ADORO livros que tem mitologia no meio, especialmente mitologia Grega. Como eu amo Mitologia Grega. Eu vou om certeza comprar e ler esse livro. O mais engraçado é que minha mitologia preferida é a de Hades e Perséfone então pode imaginar o tanto que adorei a premissa do livro!!!
    Adorei a sua resenha que me deixou ainda mais animada para a leitura. Espero amar tanto quanto você.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  22. Oi.

    Adorei esse detalhe dos números serem representados pelas letras do alfabeto grego, nunca tinha visto nenhum livro assim. A história me pareceu ser bem interessante, ainda não conhecia o livro, mas fiquei despertou meu interesse na leitura.

    ResponderExcluir
  23. OI!!


    Gostei muito da estória e o fato da protagonista ter um olho de cada cor (não vejo como um defeito) e da autora ter apenas 13 anos quando escreveu, que talento! Esse é um livro que vai entrar para minha lista por apresentar elementos importantes e diferentes. Beijos e obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  24. Oii, tudo bem?

    Parece muito interessante, mas parece daquelas histórias que precisam ser muito bem desenvolvidas, porque se tiver um deslize, pode acabar com tudo. Não sei se você gosta, mas me lembrou um pouco Cavaleiros do Zodíaco - The Lost Canvas. Mas só por conta do orfanato, rs. Vou colocar na minha lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oiii...Tudo bem?
    Estou de boca aberta por saber que a autora começou a estória com apenas 13 anos. Nossa!!! Quanto talento.
    Apesar de não ser o gênero da minha preferencia, esse é um livro que gostaria de ler, caso haja uma oportunidade.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Amei o livro, capa incrível, sinopse curiosa e resenha reveladora kkkkkkk, que sucesso hein, show de bola saber que foi escrito por uma adolescente em um trabalho de escola, muito legal mesmo kk, a história me lembra muito Percy Jackson e deve ser muito show mesmo, já quero ler com certeza.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  27. Olá... tudo bem??
    Estou bem impressionada com a idade da garota em construir uma história dessas tão cheia de detalhes... seria muito bom se as escolas incentivassem os alunos muito mais, tanto na leitura como escrituras, como eles fazem em projetos de ciências e matemática... de qualquer forma, acredito que essa menina tem futuro, porque eu achei o enredo bem interessante e a sua empolgação em falar sobre a história, foi bem legal. Xero!!

    ResponderExcluir
  28. Olá, me surpreendi com esse livro. Achei a capa muito simples bem como o título e quando comecei a ler sua resenha pensei ser mais um romance clichê, aí começa essa coisa mitológica e pah... fiquei muto curiosa pera saber o final. Também sinto orgulho de talentos como esse terem sido descobertos e assim nos bridar com ótimas leituras. Adorei!!! Bjs

    ResponderExcluir
  29. Que livro curtinho! 96 páginas :D dá pra ler em 1h rsrs
    Adorei, parece ser muito bom!

    osenhordoslivrosblog.wordpress.com

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Não conhecia e achei a premissa bem diferente, e é bem curtinho né. deve ser uma aventura e tanto essa ruivinha passa!

    Beijos!
    http://blogdatahis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    A obra me chamou atenção pelo fato de envolver mitologia grega, adoro! Fiquei bastante curiosa para saber como se desenvolve e termina a história de Cristal. Os cenários, os personagens, a ambientação, tudo parece muito bem escrito.
    Com certeza pretendo ler.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Eu já vi muuuitas resenhas desse livro, a maioria falam muito bem, tô enrolando faz tempo pra ler ele, espero que esse ano dê certo, haha ❤

    ResponderExcluir
  33. Olá, não conhecia a obra e gostei bastante da resenha. Vou anotar a dica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  34. Não conhecia a autora nem o livro. Interessante ele ter se originado de um trabalho de literatura.
    Confesso que não curti a capa, penso que ela poderia ser mais atrativa e convidativa.
    Em um primeiro momento não achei nada demais na história até você citar a mitologia grega, fiquei curiosa e pensei logo em Percy Jackson \o/ enfim valeu pela dica de leitura e parabém por ter lido e gostado.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  35. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro mas fiquei impressionada em saber que a autora escreveu quando tinha treze anos! É com certeza um talento nato!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  36. Adoro mitologia e a história de Perséfone é linda e triste. Fiquei curiosa com o livro! Adorei o que escreveu e já quero ler. beijos

    ResponderExcluir
  37. Olá!
    Ainda não conhecia essa obra e fiquei muito surpresa ao saber que a autora a escreveu quando tinha apenas 13 anos. Achei muito interessante os capítulos serem numerados pelo alfabeto grego.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  38. Bem dinâmico a premissa do livro, adorei a saber como as coisas se desenrolam, pelo jeito a autora soube conduzir muito bem os fatos. Dica anotada. Bjkas

    ResponderExcluir
  39. Nossa! Que livro legal! Estava atrás de algo pra ler e me interessei!

    ResponderExcluir
  40. Sua escrita de resenha é muito gostosa de ler, a maneira como vc apresenta a trama. Parabéns

    ResponderExcluir
  41. Ola lindona amei a premissa do livro, Mitologia é um dos temas que sempre me chama atenção, sua resenha ressaltando os pontos positivos do livro me deixaram ainda mais curiosa, por ter uma continuação vou aguardar a resenha do próximo livro assim começo a leitura. beijos

    Joyce
    Livros Encantos

    ResponderExcluir
  42. Oie
    Tudo bom?
    Não conhecia o livro, mas adorei a temática.
    Será que ela é mesmo a reencarnação de Perséfone?
    Mega curiosa para saber tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir